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Chevrolet lança no Brasil versão 'hatch' do Cruze

Fonte: Auto Esporte
Publicado em 09/11/2016 as 10h20

O novo Cruze hatch, chamado de Sport6, foi apresentado oficialmente no Brasil. Tal como a carroceria sedã, o hatch médio vem equipado com motor 1.4 turbo flex de até 153 cv e câmbio automático de seis marchas em todas as versões. Não há opção de caixa manual, como na antiga geração.
 
Visual diferenciado
O Cruze hatch traz soluções que o diferenciam do "irmão" três-volumes. A grade dianteira conta com seções retangulares em vez de hexagonais e abre mão do filete cromado junto ao logotipo da marca. Mais atraente também é o design dos faróis de neblina, horizontais em vez de circulares. Trata-se, na prática, do mesmo parachoque encontrado na versão esportiva RS.
Atrás, os muitos vincos, o defletor e a ponteira cromada do escapamento se encarregam de apimentar o visual. Na configuração LTZ, há rodas de liga leve escuras de 17 polegadas com desenho exclusivo e teto solar — item não encontrado no sedã médio.
 
Mais leve e esportivo
O porte da novidade está mais enxuto. Com 144 kg a menos na balança em relação ao antigo, o Cruze tem 4,45 metros de comprimento, 6 cm a menos que o antecessor. Ainda assim, ele continua sendo mais comprido que Ford Focus (4,36 m) e VW Golf (4,26 m). E ampliou sua vantagem para os rivais na distância entre-eixos. Dos 2,68 m, saltou para generosos 2,70 m, mesma medida encontrada na versão sedã e em outros modelos reverenciados por espaço, como Honda HR-V e Toyota Corolla.
Seguindo a proposta de conferir esportividade frente à carroceria de três volumes, o Cruze hatch recebeu uma recalibração nos amortecedores e na direção elétrica. Esta foi ajustada para ficar um pouco mais pesada em altas velocidades e permitir ao motorista sentir melhor o contato dos pneus com o solo.
De acordo com a GM, o lançamento atinge 100 km/h em 9 segundos e está mais econômico que seu predecessor. Conforme o selo de etiquetagem do Inmetro, o novo Cruze hatch faz 7,6 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada, abastecido com etanol. Na geração anterior, equipada com o propulsor 1.8 flex de até 144 cv, as médias eram de 6,1 e 7,1 km/l, respectivamente.
 
Equipamentos
Na cabine, exceto pelo teto solar, de série para a configuração LTZ, o hatch é idêntico ao três volumes. A versão de topo traz recursos como partida remota, chave presencial, carregador de celular por indução no console, bancos de couro com ajustes elétricos para o motorista, sistema start-stop, sensores de estacionamento, câmera de ré, alerta de colisão frontal, park assist, serviço de concierge On Star, detector de ponto cego nos retrovisores, assistente de manutenção de faixa e central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas, navegador GPS e comando de voz.

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